AÇÕES CURATORIAIS
Santa Catarina
Ações curatoriais - Santa Catarina é a primeira residência de curadores realizada no Brasil, uma iniciativa de Kamilla Nunes, Beatriz Lemos (Brasil) e Marta Mestre (Portugal), com a coordenação do Instituto Meyer Filho (Florianópolis, Brasil).
Nasce da constatação que a curadoria no Brasil, mesmo com sua gradativa visibilidade, necessita estruturar as suas práticas, profissionalizar os seus agentes, criar redes de intercâmbio que possibilitem desenhar estratégias comuns, e formular “pensamentos curatoriais” pela geração de profissionais que atuam em alguns dos mais importantes espaços e instituições do país.
A experimentação é um exercício necessário à curadoria e constatamos a necessidade de promover práticas fora dos formatos institucionalizados de incentivo à cultura, que contribuem para o engessamento da nossa ação.
Florianópolis/ Santa Catarina acolhe a primeira edição de Ações Curatoriais, e o objetivo é realizar este projeto em outros estados do Brasil.
Durante 10 dias, 10 curadores atuantes tanto no Brasil quanto na América Latina e Europa, com diversos tipos de experiências (institucional, independente, crítica, edição, escrita, prática artística, etc.), estarão reunidos para imersão, troca, visitas a ateliers de artistas de Santa Catarina, debate e apresentação de suas práticas curatoriais.
Os curadores em residência têm ainda a incumbência de idealizar e produzir 4 Ações Curatoriais nas cidades de Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí.
Ações Curatoriais - Santa Catarina será realizado através do Prêmio Elisabete Anderle e conta com a parceria do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, que acolhe o programa público: debates e apresentações.
Realização Patrocínio